Código do Trabalho: 53
Categoria: Relato de Caso
Instituição de Ensino: FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Título:
ENDOCARDITE DE LIBMAN-SACKS SECUNDÁRIA À CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS
Autores:
MARIA EDUARDA BUENO DE SOUZA , ISABELLA DA SILVA BORIN, ANA CAROLINA MOREIRA DE MORAES LIMA, RAFAEL AMORIM DA COSTA
Tema Livre:
A endocardite trombótica não bacteriana, também chamada de endocardite de Libman-Sacks ou marântica, é uma patologia que acomete válvulas cardíacas, principalmente a mitral. Caracterizada pela presença de vegetações estéreis, está frequentemente associada a quadros de hipercoagulabilidade¹. A lesão endotelial causada por citocinas, como o fator de necrose tumoral e interleucinas, resulta na formação de trombos de plaquetas e moléculas inflamatórias, além de fibrina e células mononucleares¹. A doença costuma ser assintomática, sendo descoberta de forma acidental, e suas manifestações clínicas são secundárias à embolia ou doenças adjacentes¹'²'³. O diagnóstico definitivo é feito através do histopatológico, mas um exame fundamental é o ecocardiograma transtorácico². A relação entre a endocardite de Libman-sacks e as metástases de tumores de cabeça e pescoço ainda é desconhecida.
Homem, 60 anos, com histórico de neoplasia de orofaringe e metástase pulmonar, em tratamento com Pembrolizumab, foi admitido no serviço de emergência por dispneia e tosse há 10 dias associado a hipoxemia e taquidispnéia. A primeira hipótese diagnóstica foi de pneumonia comunitária, sendo iniciado tratamento com antibiótico. Além disso, foram solicitadas culturas, tomografia e ecocardiograma transtorácico. A angiotomografia revelou quadro de tromboembolismo pulmonar bilateral, e o ecocardiograma evidenciou estruturas aderidas na valva tricúspide, sugestivo de endocardite infecciosa. As primeiras amostras de hemocultura foram negativas, contudo novas hemoculturas foram coletadas, a antibioticoterapia foi escalonada e foi iniciada anticoagulação plena com enoxaparina. Após 7 dias de tratamento, paciente apresentou quandro de pneumonia hospitalar, com piora de função renal, episódio de delirium e insuficiência respiratória, com necessidade de intubação orotraqueal. As hemoculturas anteriormente solicitadas também foram negativas, e novas foram coletadas. Após tratamento e estabilização do novo quadro infeccioso e diante de terceira coleta de hemoculturas negativas, levantou-se a suspeita de endocardite não infecciosa. Foi indicado intervenção cirúrgica para correção da lesão valvar, porém a cirurgia cardíaca apresentou intercorrência. O paciente evoluiu com hipotensão progressiva seguida de parada cardiorrespiratória não revertida após 30 minutos de reanimação, levando-o a óbito. A biópsia da valva tricúspide revelou carcinoma de células escamosas e a cultura da valva com crescimento de Candida parapsilosis.
A endocardite de Libman-Sacks é uma condição incomum, de difícil diagnóstico e capaz de desencadear complicações graves. Visto que a relação entre carcinomas de células escamosas de orofaringe com quadros de endocardite marântica é pouco conhecida na literatura, a descrição deste caso é de grande importância para agregar conhecimento sobre a patologia e auxiliar no diagnóstico e tratamento adequados.
Palavras Chave:
ENDOCARDITE; LIBMAN-SACKS; NEOPLASIAS
Referências:
Ibrahim AM, Siddique MS. Libman-Sacks endocarditis [Internet]. In: StatPearls. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2025 Jan– [atualizado 2023 Set 4]. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK532864/.
Brigo IR, de França CCG, Elias GBA, de Oliveira PJR, de Souza BD, do Amaral JH. Endocardite de Libman-Sacks em paciente com Síndrome do Anticorpo Antifosfolípide: massa cardíaca como apresentação clínica incomum. Brazilian Journal of Health Review. 2023;6(1):1008-15. Disponível em: https://doi.org/10.34119/bjhrv6n1-078.
Reikher DA, Feldman M. Um caso de endocardite marântica com êmbolos sistêmicos em um paciente com sarcoma metastático de tecidos moles. Relatos de Casos em Medicina Interna. 2019;6(3):6-9. Disponível em: https://doi.org/10.5430/crim.v6n3p6.