03 a 05 de Abril de 2025

Local: CentroSul
Florianópolis - SC



Código do Trabalho: 42

Categoria: Estudo

Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ - UNOCHAPECÓ




Título:
DISTRIBUIÇÃO REGIONAL DAS INTERNAÇÕES POR DOENÇAS CARDIOVASCULARES NO BRASIL: UM ESTUDO ECOLÓGICO


Autores:
LUIZA BRUM DE ALMEIDA, GABRIELA BORELA FRIZON, ISADORA ANNA DANIELI, JÚLIA CONRAD SCHIRMER, ISABEL VARGAS SALVADOR, TAKEO PAESE KAJIYAMA, YASMIN CARDOSO AGUIAR



Tema Livre:
INTRODUÇÃO: As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte do mundo, representando um desafio significativo ao sistema de saúde e gerando custos elevados. A distribuição regional das internações por essas comorbidades revela um padrão que reflete não só as disparidades regionais, como as diferenças sociais, demográficas e econômicas, evidenciando necessidades de intervenções distintas e planejamento estratégico de investimentos e recursos. Assim, mesmo com um panorama que muda constantemente, compreender tal cenário é crucial para desenvolver políticas de saúde mais igualitárias e eficazes. Portanto, o objetivo da pesquisa é descrever o quantitativo da distribuição regional das internações por doenças cardiovasculares no Brasil. MÉTODOS: Estudo transversal, descritivo e com abordagem quantitativa, realizado mediante coleta de dados no Sistema de Informações de Morbidade Hospitalar do SUS (SIH/SUS), vinculado ao DataSUS. As variáveis analisadas foram internações, regiões brasileiras, mortalidade e gênero dos pacientes. Foram analisadas internações por infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral não específico hemorrágico ou isquêmico em pacientes de 30 a 79 anos, entre janeiro de 2015 e dezembro de 2024. A partir da coleta de dados foi realizada estatística descritiva com a utilização do Excel a fim de organizar os resultados da pesquisa. RESULTADOS: O total de internações por infarto agudo do miocárdio (IAM), insuficiência cardíaca (IC) e acidente vascular cerebral (AVC) entre 2015 e 2024 foi de 3.994.403. Quanto às regiões brasileiras, 5,1% (207.594) foram na região norte, 23% (920.051) na região nordeste, 44% (1.780.806) na região sudeste, 20% (802.256) na região sul e 7,1% (283. 696) na região centro-oeste. A média de permanência das internações foi de 7 dias. Deste resultado, 30% (1.212.128) foram por IAM, 37% (1.490.943) por IC e 32% (1.291.332) por AVC, sendo a mortalidade por AVC a mais alta, representando 13,4% dos óbitos. O perfil epidemiológico dos pacientes com o maior número de internações foi da faixa etária entre 60 a 69 anos e do público masculino, representando 59% (2.315.282). Houve um aumento de internações ao longo dos anos, atingindo seu pico em 2023. Além disso, a região nordeste registrou a maior taxa de mortalidade (11,7%), apesar de apresentar um pouco mais da metade das internações da região Sudeste, o que sugere possíveis fragilidades na qualidade do atendimento médico. CONCLUSÃO: Os dados apresentados mostram um aumento progressivo das internações entre 2015 e 2023, com diminuição em 2024. As desigualdades regionais nas internações por doenças cardiovasculares refletem a influência de fatores socioeconômicos, acesso à saúde e infraestrutura regional. Desse modo, é necessário estudos que busquem estratégias adaptadas a cada realidade, fortalecendo a prevenção, o diagnóstico precoce e a assistência qualificada a fim de prevenir o quantitativo de internações.

Palavras Chave:
DOENÇA CARDIOVASCULAR; INTERNAÇÕES; DISPARIDADE REGIONAIS.

Referências:
1. SAÚDE BRASIL 2018. Uma análise da situação de saúde e das doenças e agravos crônicos: desafios e perspectivas Brasília-DF; 2019. MINISTÉRIO DA SAÚDE. 2. Précoma DB, de Oliveira GMM, Simão AF, Dutra OP, Coelho OR, Izar MC de O, et al. Updated cardiovascular prevention guideline of the Brazilian society of cardiology – 2019. Arq Bras Cardiol. 2019 Oct 1;113(4):787–891. 3. Roberto Nunes Guedes Secretário Especial de Fazenda Waldery Rodrigues Junior P, Susana Cordeiro Guerra Diretora-Executiva Marise Maria Ferreira P, Luiz Rios Neto EG, Renato Pereira Cotovio C, Danielle Lins Mendes Macedo C, Lucia França Pontes Vieira Presidente da República Jair Messias Bolsonaro M, et al. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA-IBGE. 4. OPAS. Doenças cardiovasculares - OPAS/OMS | Organização Pan-Americana da Saúde [Internet]. www.paho.org. 2022. Available from: https://www.paho.org/pt/topicos/doencas-cardiovasculares. 5. ‌Informações de Saúde (TABNET) – DATASUS [Internet]. Available from: https://datasus.saude.gov.br/informacoes-de-saude-tabnet.